top of page

Visita Técnica Projeto FBA-IPB SIPAM Barroso

  • Foto do escritor: Giulia Souza
    Giulia Souza
  • 18 de ago.
  • 1 min de leitura

No âmbito do projeto FBA-IPB SIPAM Barroso decorreu uma visita técnica de gestores da Fundação Belmiro de Azevedo (FBA), a entidade financiadora.



ree


A iniciativa resulta de uma parceria entre a Fundação Belmiro de Azevedo (FBA) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) com a colaboração técnica e institucional do Barroso - Sistema Importante do Património Agrícola Mundial (SIPAM-Barroso), da Câmara Municipal de Montalegre, do Parque Nacional da Peneda Gerês, da Cooperativa Agrícola do Barroso (CoopBarroso) e da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias.

O projeto decorre em três locais do concelho de Montalegre: Pitões da Júnias, Quinta da Veiga e Santo André. O projeto está definido em três eixos: Descrição agronómica do Sistema Tradicional Agrícola -SIPAM-Barroso, Restauração da estrutura florística e da produtividade dos lameiros e Herbivoria pírica e implementação do pastoreio rotacional em pastagens comunais.

Os visitantes tiveram oportunidade de observar, in loco, algumas das atividades entretanto desenvolvidas pelo projeto. Em Pitões das Júnias envolveu ações de fogo prescrito para controlo das giestas, o restauro da produtividade e composição florística de lameiros através da aplicação de calcário magnesiano, o cultivo tradicional (orgânico) de centeio e o restauro de uma turfeira. Na Quinta da Veiga decorrem ensaios de diversificação das rotações tradicionais com a introdução do trigo-sarraceno e da colza, e de centeio e batata-semente que envolvem, entre outros tratamentos, vários níveis de fertilização, compassos de plantação, acondicionamento da batata e aplicação de dessecantes. Em Santo André, o projeto dá apoio à extensificação da criação de gado bovino.

 
 
 

Comentários


bottom of page